Entenda o que a legislação exige sobre a estrutura do estabelecimento, seus setores, seus equipamentos, móveis e utensílios para saber como adequar o estabelecimento dos seus clientes.
Saber o que a legislação exige sobre a higienização do local, dos equipamentos, dos móveis e dos utensílios é essencial para que o ambiente não seja uma fonte de contaminação dos alimentos.
A legislação exige que o estabelecimento tenha dois tipos de controles para vetores e pragas urbanas, que são essenciais para prevenção de infestações no local.
A legislação exige cuidados específicos com a água e o reservatório de água dos serviços de alimentação para garantir a segurança dos alimentos.
Os estabelecimentos devem cumprir com as exigências da legislação em relação às lixeiras e os resíduos produzidos.
Em relação aos manipuladores de alimentos, a legislação exige cuidados com a higiene pessoal, a saúde e capacitação de cada um deles para que os mesmos não sejam veículos de contaminação dos alimentos.
Existe uma série de exigências da legislação em relação ao recebimento e ao armazenamento das matérias primas, ingredientes e embalagens que devem ser cumpridos para proteger os alimentos de riscos de contaminação.
Durante a etapa mais importante do processo a legislação traz exigências sobre equipamentos adequados, quantidade de funcionários, lavagem de mãos, controle de temperatura, descongelamento entre outros.
As exigências da legislação sobre o armazenamento e transporte de alimentos preparados estão focadas na segurança dos alimentos durante a entrega.
Durante esta etapa do processo a legislação exige que os manipuladores adotem medidas que minimizem os riscos de contaminação dos alimentos.
Alguns documentos são obrigatórios e a legislação exige que estejam atualizados, acessíveis aos funcionários e aprovados pelo responsável pelo estabelecimento.
A legislação exige que o dono do estabelecimento ou alguém designado por ele responda pela manipulação dos alimentos e seja capacitado para isso.